‘Má educação’, de Almodóvar, é atração do Ciclo de Cinema ATA-ME CINENUVIC, no dia 11 de agosto

02/08/2023 11:22

O Ciclo de Cinema ATA-ME – CINENUVIC exibe no auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), às 19h de 11 de agosto, sexta-feira, o filme espanhol Má educação (La mala educación, 2004), dirigido por Pedro Almodóvar. O enredo aborda os impactos do ensino religioso sobre dois amigos de infância e os abusos sofridos por eles. Após a exibição, haverá uma conversa com a professora Jane Felipe (PPEGEdu/UFRGS) e com o professor Antonio Reis de Sá Júnior (CCS/UFSC). A entrada é gratuita, a partir das 18h30, com limite máximo de 45 pessoas na plateia. A tolerância de atraso após o início da sessão é de até 15 minutos.

 

O projeto de extensão é articulado entre dois Núcleos de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): o Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS). A cada ano, delineia-se uma temática para o ciclo, que em 2023 é a articulação das infâncias, gênero e cinema. A cada sessão serão convidados dois debatedores para problematizar questões suscitadas pelos filmes abordados, totalizando sete encontros. A participação no ciclo dá direito a certificado de 25 horas.

O ciclo relaciona diferentes abordagens do conceito de gênero com a linguagem cinematográfica e discute como as diferentes concepções de gênero têm sido utilizadas pelos estudiosos e estudiosas feministas para fazer referência às relações de poder entre elas. Tais relações são constituídas no âmbito das diversas culturas, possuindo características bastante diferentes nas formas de ser homem ou mulher, menino ou menina, dependendo do contexto e de seus múltiplos atravessamentos: classe social, geração, grau de instrução, raça, etnia, etc.

Busca-se fomentar discussões e problematizações sobre temas presentes/silenciados no cotidiano. O ciclo tem como objetivo agenciar as diferentes possibilidades estéticas e imagéticas propiciadas pelo cinema a partir de desdobramentos pedagógicos acessíveis ao público interno e externo à UFSC; dar a oportunidade de se refletir sobre feminismo, sexualidade e relações de gênero, e, também, sobre a importância do respeito e do reconhecimento das diferenças expressas em realidades desconhecidas.

O museu está localizado na rua Victor Meirelles, 59, no Centro de Florianópolis.

A programação completa do ciclo pode ser conferida aqui.

Mais informações na página do Museu.

 

* Matéria original publicada no Notícias UFSC em https://noticias.ufsc.br/2023/08/ma-educacao-de-almodovar-e-atracao-do-ciclo-de-cinema-ata-me-cinenuvic-no-dia-11-de-agosto/

Tags: ATA-MECine NUVICNÓSNúcleo de Estudos Gênero e SexualidadePedro Alomodóvar