III ROC em diálogo: bordando artefactos, tejiendo recuerdos

17/10/2023 14:38
PGCIN/UFSC promove evento que integra arte e memória com professor colombiano Víctor Hugo Jiménez Durango

Professor traz exposição construída coletivamente com moradores de Medellín e que conecta artesanal e tecnológico

Entre 23 a 27 de outubro, a UFSC recebe o professor colombiano Víctor Hugo Jiménez Durango para uma série de atividades que compõem o evento “III ROC em Diálogo”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC).

Professor, artista, historiador, produtor audiovisual e ativista, Víctor Hugo traz à universidade a exposição “Bordando artefactos, tejiendo recuerdo. Moravia Imaginada. Audiovisuales y memorias”, criada por um coletivo de moradores do bairro Moravia, da cidade de Medellín.

Além disso, irá ministrar palestra e oficina. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e serão na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina.

Exposição 

A exposição “Bordando artefactos, tejiendo recuerdo. Moravia Imaginada. Audiovisuales y memorias” foi construída de forma colaborativa com moradores do setor El Morro, do bairro Moravia. São criações têxteis, bordados, artefatos e arquivos documentais, que trazem memórias e narrativas de transformação social e resistência popular.  O trabalho envolveu também a pesquisa sobre a produção de audiovisuais dos últimos 45 anos do setor El Morro.

A abertura da exposição será no dia 23/10, às 18h, no hall central da BU, com a presença do professor Víctor Hugo, que faz a curadoria.

Palestra e oficina – No dia 24/10, às 18h no auditório da BU, o professor realiza uma palestra sobre o processo de criação da exposição, em que vai tratar de memória, arquivos e patrimônios vivos. Também no dia 24/10, das 20h às 21h30, o professor Víctor ministra uma oficina sobre apropriação documental e de conhecimento através dos arquivos audiovisuais.

III ROC em Diálogo

O “III ROC em Diálogo” é uma iniciativa Grupo de Pesquisa em Representação e Organização do Conhecimento (ROC), e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC), com apoio da Biblioteca Universitária (BU/UFSC) e da Universidade de Antioquia da Colômbia.

Sobre o professor e artista

Víctor Hugo Jiménez Durango é formado em História pela Universidade Nacional da Colômbia, com mestrado em Memória e Sociedade pela Escuela de Bibliotecología da Universidade de Antioquia e especialização em “Memórias Coletivas, Direitos Humanos e Resistências” junto ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). É artista, ativista, documentalista e realizador audiovisual. É especialista em projetos e produtos cinematográficos, urbanos, de infraestrutura, comunitários, de memória e patrimoniais. ORCID https://orcid.org/0000-0003-2413-7979

:: SERVIÇO

O QUÊ: ‘III ROC em diálogo: bordando artefactos, tejiendo recuerdos’, com exposição, palestra e oficina

QUANDO: 23 a 27 de outubro de 2023.

ONDE: Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Trindade, Florianópolis (SC)

PROGRAMAÇÃO:

Exposição: ‘Bordando artefactos, tejiendo recuerdos, moravia imaginada: audiovisuales y memorias’
Curadoria: Víctor Hugo Jiménez Durango
Visitação: 23 a 27/10/2023
Local: Hall da BU/UFSC

Abertura da exposição e conversa com o curador
Quando: 23/10/2023 às 18h30
Local: Hall da BU/UFSC

Palestra
Quando: 24/10/2023 às 18h30
Local: Auditório Elke Hering – BU/UFSC

Oficina
“Apropriação documental”
Quando: 24/10/2023 das 20h às 21h30
Local: Laboratório de Aprendizagem – BU/UFSC

MAIS INFORMAÇÕES: roc@contato.ufsc.br  e https://www.instagram.com/roc_ufsc/