Discentes da disciplina de Laboratório de Empreendimento Sócias – LES CIN/UFSC promove workshop de empreendedorismo social para jovens estudantes

28/11/2023 15:19

Na última terça-feira, dia 21 de novembro, alunos da disciplina de Laboratório de Empreendimentos Sociais (LES) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberam estudantes do terceiro ano do ensino médio do Marista Escola Social Lúcia Mayvorne para o I Workshop Jornada Empreendedora do Departamento de Ciências da Informação (CIN). Esta ação faz parte das atividades do programa Cibercidadania, coordenado pelo professor Marcelo Minghelli.
A atividade contou com a presença da professora da escola Marista Escola Social, Karolline Rolim, dos mentores do programa Cibercidadania, Clarice Alexandra Rodrigues de Moraes, Fernando Randi e Jessica Ribeiro, dos alunos e das professoras da disciplina, Nathalia Berger Werlang e Lais Machado.

O workshop teve como objetivo incentivar os jovens a empreender de forma social, trazendo informações desde o conceito à prática. Os participantes aprenderam sobre o que é empreendedorismo, como identificar oportunidades de negócios com impacto pessoal ou social, como elaborar a ferramenta Canvas You e como desenvolver habilidades empreendedoras através da ferramenta.
“A ideia do Workshop surgiu para auxiliar os jovens a pensarem de maneira simples e prática como aliar os seus sonhos pessoais e oportunidades de desenvolvimento da sua carreira futura”, afirma Nathalia Berger Werlang, professora da disciplina de LES. “Acredito que foi um momento muito relevante na vida dos jovens educandos que puderem refletir um pouco sobre as suas principais habilidades, competências e principalmente sua paixão, e como isso pode contribuir para o planejamento do seu futuro em termos profissionais”, complementa a professora.
A disciplina LES é oferecida pelo departamento da Ciência da Informação UFSC (CIN) para os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da  Informação e tem como objetivo capacitar estudantes para atuarem como agentes de transformação social por meio do empreendedorismo social.